Blog da Coroa

O outro lado do Cara!

José Serra, o castrador da imprensa

Não sou de achar que um fato isolado mostra como é o caráter de uma pessoa.

Também não sou de acreditar em boataria, e muito menos de espalhar.

Aliás, longe disso! Por isso nunca falei nada aqui sobre a questão do diploma do Serra, bem como do cateterismo a que ele foi submetido, sobre as “fraudes” nas pesquisas IBOPE e Datafolha e muito menos sobre possível desistência de Serra da candidatura.

No caso do Serra e a imprensa, sempre duvidei dos boatos sobre as perseguições a repórteres que o desagradavam. O PHA sempre fala sobre isso e me mantive, em todo esse tempo, cético em relação ao assunto.

No entanto, nos últimos dias, assistimos a uma sequência suspeitíssima de coincidências. Tudo está resumido no seguinte post do Nassif:

Pedágio derruba mais um jornalista da TV Cultura

Há uma semana, Gabriel Priolli foi indicado diretor de jornalismo da TV Cultura.

Ontem, planejou uma matéria sobre os pedágios paulistas. Foram ouvidos Geraldo Alckmin e Aloízio Mercadante, candidatos ao governo do estado. Tentou-se ouvir a Secretaria dos Transportes, que não quis dar entrevistas. O jornalismo pediu ao menos uma nota oficial. Acabaram não se pronunciando.

Sete horas da noite, o novo vice-presidente de conteúdo da TV Cultura, Fernando Vieira de Mello, chamou Priolli em sua sala. Na volta, Priolli informou que a matéria teria que ser derrubada. Tiveram que improvisar uma matéria anódina sobre as viagens dos candidatos.

Hoje, Priolli foi demitido do cargo. Não durou uma semana.

Semana passada foi Heródoto Barbeiro, demitido do cargo de apresentador do Roda Viva devido às perguntas sobre pedágio feitas ao candidato José Serra.

Para quem ainda têm dúvidas: a maior ameaça à liberdade de imprensa que esse país jamais enfrentou, nas últimas décadas, seria se, por desgraça, Serra juntasse ao poder de mídia, que já tem, o poder de Estado.

Bom, tudo isso parecem ser meras conjecturas. Claro que o Nassif tem os seus contatos, e não afirmaria o que sublinhei sem ter algum respaldo. Mas ainda assim preferi ignorar o assunto, pois essas comunicações entre jornalistas insistem em ter muito ruído.

No entanto, nos últimos dias aconteceram coisas que me fizeram suspeitar seriamente de que esses boatos, na verdade, estariam mais próximos da verdade do que eu gostaria.

Em primeiro lugar, o Reinaldo Azevedo, o mais fiel defensor de José Serra, silenciou totalmente sobre o assunto. Bom, para quem não o conhece, isso pode parecer normal. Mas para quem acompanha seu blog todo dia percebe que esse silêncio é pertubador. Ele não faz o tipo do lacaio que prefere calar para não dar visibilidade a algum assunto. Pelo contrário. Ele desencava qualquer suspeita levantada pela blogosfera ou pela imprensa e já apresenta dezenas de “provas contundentes”  para tentar desmoralizar a pessoa que levantou a suspeita e ainda aproveita para botar sob suspeição o autor da denúncia.

Como exemplo mais esdrúxulo, ele foi um dos que tentaram desmoralizar o juiz Fausto de Sanctis por ter citado Carl Schmitt quando dos desdobramentos da Satiagraha. O mote foi que o famoso consitucionalista alemão teve certas relações com o nazismo. Tudo isso para lamber as botas do Gilmar Dantas, Supremo Presidente que é o Daniel do Shylock Azevedo. 

Voltando ao Serra. Somado ao silêncio eloquente do Shylock dos Civita, correu hoje na blogosfera a última patada que o Serra mandou em um repórter. Cheguei ao assunto pelo site do PHA:

Cloaca: Serra investiga e ataca jornalistas no Maranhão

Isso também pode ser um emaranhado de conjecturas, mas um conjunto de indícios pode constituir uma prova, e o que podemos concluir dos vídeos que postarei a seguir é que o cabra é bravo! Veja só:

Esse vídeo acima foi o que postaram hoje. Na verdade é um áudio com várias fotos em slide. O link do PHA explica melhor o q aconteceu. Vamos aos próximos (do mais recente para o mais antigo):

Acho que ficou bem claro como José Serra trata os repórteres. E olha que todos esses vídeos ocorreram em pouco mais de um ano!

Claro que ele dispensa tratamento bem distinto à Globo: Serra pede desculpas a repórter da Globo

Como diria um amigo, ele é mais grosso do que cano de passar merda!

Anúncios

julho 14, 2010 - Posted by | Uncategorized | , , , ,

4 Comentários »

  1. Sugiro que todos leiam o manual do jornalista pra entrevistar o jose Serra.

    Comentário por waldir ferreira | julho 15, 2010 | Resposta

  2. Amigo, se for usar as fotos do Conversa Afiada, ao menos nos dê crédito!

    Abs
    Obede

    Comentário por Obede Junior | julho 15, 2010 | Resposta

    • Concordo. Mas, como usei o mesmo link do CAf no corpo do post, achei desnecessário repetir.

      Obrigado pela visita e pelo conselho.

      Comentário por Hermes | julho 15, 2010 | Resposta

  3. […] José Serra, o castrador da imprensa […]

    Pingback por Serra agride outra jornalista « Blog da Coroa | setembro 15, 2010 | Resposta


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: