Blog da Coroa

O outro lado do Cara!

Brasil pode mais: País caminha para índice inédito de emprego formal

Do portal Terra: País caminha para índice inédito de emprego formal

Por Ana Cláudia Barros

O Brasil criou cerca de 1,5 milhão de empregos formais nos primeiros seis meses de 2010. A estimativa é do ministro do Trabalho, Carlos Lupi, que divulga, nesta quinta-feira (15), em Brasília, os números relativos a junho do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Na análise do presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Márcio Pochmann, o desempenho do primeiro semestre, considerado histórico, sinaliza, em primeiro lugar, que o País conseguiu sair mais forte da crise financeira internacional, que atingiu o mundo entre 2008 e 2009.

– Em segundo lugar, significa que os empregos estão não apenas sendo impulsionados pela capacidade instalada, que havia sido reduzida em função da crise. Mais do que isso: vêm sendo puxados pelos novos investimentos.

Sobre as projeções do ministro Lupi, que espera fechar 2010 com com 2,5 milhões de contratações com carteira assinada, Pochmann considera a estimativa factível.

– Nós trabalhamos na passagem do ano passado para este, com o número de 2 milhões, mas a expectativa de crescimento da economia nacional não era como está agora. Portanto, dada a evolução até o momento, esse novo ritmo, é bastante provável que nós tenhamos um universo de empregos gerados acima de 2 milhões, aproximando-se dos 2,5 milhões.

Mais do que expressivo, segundo o economista, o número é inédito na história do Brasil. Na prática, significa dizer que, a cada dez postos de trabalhos gerados, nove já são formais, conforme explica o presidente do Ipea.

Desde a introdução da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) que não havia se registrado experiência como essa. Isso acontece depois de toda a avalanche de argumentos, nos anos 90, de que o Brasil não geraria empregos com carteira assinada porque a CLT estava ultrapassada e impossibilitava isso.

Acréscimo do Hermes:

Para ficar mais clara a diferença entre Lula e FHC, peguei os dados do Ipeadata sobre o saldo de empregos. O gráfico* é assustador! Vejam só:

Ou seja, o Lula criou 10.216.341 empregos até aqui. Mais de 10 milhões de empregos em 7 anos!

O FHC demoraria 22 ANOS E 11 MESES para fazer o que o Lula fez em 7 ANOS E 6 MESES!

Uma baile!

* Os dados foram extraídos do Ipeadata. A série se inicia em maio de 1999. Aliás, essa estratégia do FHC de começar séries de emprego em maio já foi objeto de um outro post meu (Lanço aqui uma suspeita sobre o governo FHC). Os dados só vão até março de 2010. De abril a maio usei os valores do Correio Braziliense de hoje, bem como o valor de junho, que é uma estimativa. Esses últimos valores só apresentam os milhares.

O link da planilha que montei: Empregos criados Lula e FHC

julho 15, 2010 - Posted by | Emprego | , , , , , ,

4 Comentários »

  1. Coroa,

    por favor nos explique a diferença entre Emprego Formal(carteira assinada + …..) e Emprego com Carteira assinada, e também baseado nesta diferença a eterna discrepância entre o númerod eempregos criados nos governos FHC e Lula:

    – Formais: 13,5 contra 4,5 milhões, ou perto disto

    – com Carteira assinada 8,5 milhões contra 700 mil, ou perto disto.

    Qual número comparativo devemos usar como melhor parâmetro?

    Por que na era FHC tinha tão pouco emprego com carteira? Tercerização, informalidade?

    Agradecemos, desde já, sua ajuda.

    Sds

    Comentário por Augusto | julho 15, 2010 | Resposta

    • Bom, esse assunto é complexo mesmo. Eu também entendo muito pouco, mas vou tentar ajudar com o q sei.

      Existem duas séries. A do IBGE pega apenas 6 regiões metropolitanas (Salvador, SP, RJ, BH, Recife e Porto Alegre), e por isso os valores são menores. Nessa série a criação de empregos (ou aumento do número de pessoas ocupadas) ficou assim:

      FHC = 1.823.484 em oito anos
      Lula = 3.673.215 até abril de 2010

      Esses dados você pode pegar no Ipeadata ou no IBGE. Olha só uma tela do IBGE que mostra a diferença entre ocupados, com carteira, sem carteira etc.:

      http://picasaweb.google.com.br/109085796611495397272/BlogDaCoroaOOutroLadoDOCara?authkey=Gv1sRgCLvc79vBk9y5kwE#5494256329529574018

      Se vc somar todas as colunas da sua direita vc chegará ao valor total, que equivale ao da primeira coluna.

      Pois bem, essa do IBGE vem desde 1982, mas teve uma reformulação metodológica em 2002. Houve até uma sobreposição entre essas duas metodologias. Se misturássemos as duas, tanto o Lula quanto o FHC teriam um aumento de 400 mil empregos criados.

      Já o Caged usa dados nacionais. Por isso seus valores são bem maiores, e foram esses dados que utilizei para montar o gráfico deste post.

      O problema é que, apesar de toda matéria diz que a série começou em 92. Aliás, até o MTE diz isso também, olha só: http://www.mte.gov.br/caged/2010_06/grafico.asp

      Apesar disso, eu só consigo achar, em todo lugar que procuro, a série a partir de 1999, seja no Ipeadata, seja no próprio Caged (http://estatistica.caged.gov.br/consulta.aspx?mesCPT=03&anoCPT=2010).

      Por isso que dá a maior confusão quando em um dia se anuncia o desemprego em 9% e no dia seguinte anunciam que está em 7,5%. Eu já até reclamei disso aqui no blog, vou achar o link do post e mandar para você.

      Espero ter ajudado.

      Comentário por Hermes | julho 15, 2010 | Resposta

    • Caro colega, achei um site que pode nos ajudar a entender um pouco mais sobre o assunto, em especias esses dados que vc citou.Veja só:

      http://www.aleporto.com.br/blog.php?tema=7&post=2585

      Excelente o post do cara!

      Comentário por Hermes | julho 19, 2010 | Resposta

  2. […] Contribuição: Blog da Coroa […]

    Pingback por Vereador Marlos » nunca antes na história o brasil teve tanta gente empregada | julho 17, 2010 | Resposta


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: