Blog da Coroa

O outro lado do Cara!

Roriz é palanque forte ou palanque sujo para Serra?

FHC e Roriz selando aliança pró-Serra

Do site da Folha.com: PSDB fecha com Roriz para ter palanque “forte” para Serra no DF

Ameaçado pelo Ficha Limpa, o ex-governador Joaquim Roriz (PSC-DF) conseguiu nesta segunda-feira fechar acordo com o PSDB para candidatura ao governo e formar o único palanque do presidenciável José Serra no Distrito Federal. Após ameaçar abandonar o barco rorizista durante o fim de semana, o PSDB cedeu e aceitou apoiar Roriz com a garantia de uma vaga na disputa ao Senado, sem as suplências.

Esse acordo é do interesse da candidatura do Serra, esse foi o ponto de definição para se chegar ao acordo. Houve um pedido da Executiva Nacional, que quer um palanque forte para o Serra aqui no DF“, disse o presidente regional do PSDB, Márcio Machado – um dos acusados de terem operado o mensalão do DEM.

Pelo acordo, firmado horas antes do prazo limite da Justiça eleitoral, a chapa terá Roriz como candidato ao governo e Maria de Lourdes Abadia como candidata ao Senado pelo PSDB. A outra vaga ao Senado será disputada pelo deputado federal Alberto Fraga, do DEM.

O principal impasse era em relação aos nomes para os suplentes de Abadia. O PSDB tentava emplacar a suplência da candidata tucana, mas a vaga ficou para o DEM –como ficou estabelecido na convenção dos partidos.

Assim, o palanque de José Serra no DF deverá ser formado por dez partidos: PSDB, DEM, PSC, PR, PP, PRTB, PMN, PSDC, PT do B e PTS. A chapa de Roriz deverá registrada até as 19 horas desta segunda-feira no TRE-DF (Tribunal Regional Eleitoral).

A lista completa de todos os candidatos no DF será publicada pelo TRE-DF (Tribunal Regional Eleitoral) no dia 8 de julho. O Ministério Público terá então cinco dias úteis para entrar com a impugnação das chapas atingidas pelo Ficha Limpa. O prazo final para o TRE analisar os pedidos de impugnação é 5 de agosto.

O procurador regional eleitoral do DF, Renato Brill de Góes, já anunciou que um dos alvos será Roriz, uma vez que ele renunciou ao Senado em 2007 para escapar de um processo de cassação. A Lei do Ficha Limpa torna inelegível por oito anos o político que se valer dessa manobra.

Segundo a assessoria de Roriz, a equipe do candidato avalia que há viabilidade jurídica para o registro da chapa, apesar do Ficha Limpa. De acordo com Paulo Fona, assessor de imprensa de Roriz, os advogados do ex-governador vão trabalhar com a tese de que a retroatividade da lei não pode valer para os casos de renúncia.

“Não havia nenhuma previsão de que a renúncia tornaria inelegível. A lei não pode retroagir para prejudicar, isso seria inconstitucional”, afirma Paulo Fona.

AÇÕES NA JUSTIÇA

Ex-governador do DF, Roriz aparece em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto. Roriz foi o padrinho político do ex-governador José Roberto Arruda (sem partido), acusado de ser o chefe do mensalão do DEM –hoje eles são adversários.

Segundo o delator do mensalão do DEM, Durval Barbosa, o esquema de desvio de dinheiro público começou no governo Roriz. O candidato do PSC responde ainda a duas ações de improbidade administrativa. Numa das ações, o Ministério Público do DF quer que Roriz devolva R$ 13 milhões aos cofres públicos e fique inelegível até 2018 por suspeita de superfaturamento na compra de um hospital. O ex-governador diz que a ação do Ministério Público tem fins “políticos”.

Em maio, Roriz foi condenado a pagar multa por ter usado um helicóptero do governo para ir à sua residência e à sua fazenda mesmo depois de deixar o cargo, no primeiro semestre de 2006. A condenação, contudo, não se enquadra no Ficha Limpa porque não foi uma decisão colegiada (grupo de juízes).

julho 5, 2010 - Posted by | Política

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: