Blog da Coroa

O outro lado do Cara!

Acabou. O laudo do Ricardo Molina é totalmente falso

O post a seguir desmonta qualquer possibilidade de que o laudo do Molina tenha qualquer rigor científico. Leiam. É hilário justamente por ser sério!

É Serra na fita

POR JOSÉ ANTONIO MEIRA DA ROCHA

23 DE OUTUBRO DE 2010

PUBLICADO EM: JORNALISMO INVESTIGATIVO

Esta matéria investigativa tem o objetivo didático de mostrar aos meus alunos como se faz análise de material digital. A fim de despertar interesse dos estudantes, uso um fato midiático de grande repercussão, embora de importância reduzida.

O perito em áudio Ricardo Molina de Figueiredo sustenta que um vídeo de celular identificou um rolo de fita adesiva batendo na cabeça do candidato à presidência do Brasil, José Serra, em passeata. Uma mancha identificada como rolo de fita adesiva aparece em apenas um quadro do vídeo. Decupado quadro a quadro, já mostrei que o “rolo” é apenas um artifact de compressão de vídeo: um defeito de compressão que aparece como um quadrado de bordas bem definidas, retas, com o interior borrado e difuso.

A justificativa de Molina para a mancha aparecer em apenas um único quadro do vídeo é de que a velocidade do rolo de fita seria muito alta, cerca de 40 km/h.

A dúvida que um jornalista investigativo deve procurar responder é: a fita arremessada poderia ser captada em um vídeo de celular?

Para testar a hipótese, montei facilmente um Serra falso (que batizei de SerraBuster) e atirei com força — mas sem raiva — um rolo de fita crepe em sua cabeça (não tentem fazer isto em casa ou com o candidato verdadeiro). Gravei, com o programa Linuxffmpeg, um vídeo a 15 quadros por segundo e dimensões de 320 x 240 pixels, em formato mpeg4, semelhante ao formato 3GP usado em celulares. A linha de comando foi esta:

ffmpeg -t 600 -f video4linux2 -s 380x240 -r 15 \
-i /dev/video1 -f mp4 webcam.mp

A qualidade de webcâmera é melhor do que a do celular. Mas, o que importa, neste caso, é a taxa de quadros por segundo. Depois, salvei o trecho em imagens jpeg, pelo programa Avidemux. O resultado aparece na sequência abaixo:

Serra, fita crepe, metro e webcâmera

A distância entre as duas posições do rolo, antes de bater na cabeça falsa de SerraBuster e deixá-lo meio grogue, foi de 70 cm, aproximadamente. Os quadro de vídeo são capturados a cada 66,6 milésimos de segundo (um segundo dividido por 15 quadros). Regra de três que todo jornalista deve saber fazer: se o rolo percorreu 0,7 metro em 0,066 segundo , em uma hora (3600 segundos) teria percorrido 37,8 quilômetros (0,7 m × 3600 s ÷ 0,066 s). Velocidade de 38 km/h, aproximadamente os 40 km/h que Molina alega que a suposta fita adesiva teria.

Indício de fraude

No laudo preparado por Molina, ele diz que o celular captou um quadro a cada 500 milissegundos. Isso equivale a 2 quadros por segundo (frames per second — fps), taxa completamente irreal.

‘O fato de a filmagem não mostrar a trajetória do objeto no evento “fita” está dentro das expectativas. Com efeito, o celular usado na captação das imagens, captura poucos frames por segundo, como se pode depreender do intervalo de quase 500 ms entre frames consecutivos. Assim, supondo que o objeto se deslocasse a cerca de 40 km/h, o que equivaleria a 11.11 m/s, a definição “espacial” do celular usado seria de aproximadamente 5.6 m, ou seja, como o celular só capta um frame a cada 500 ms, seria impossível captar qualquer imagem da trajetória do objeto que atingiu o candidato à distância em que se encontrava o repórter da Folha que realizou as imagens.’ (MOLINA, 2010)

A análise do vídeo da Rede Globo mostra que cada quadro foi duplicado. A TV NTSC tem 29,97 quadros por segundo. O vídeo do celular tem então metade desta taxa, cerca de 15 quadros por segundo.

Pelo Avidemux no meu Linux Ubuntu, verifiquei que vídeo original (segunda cópia, na verdade) publicado pela Folha.com tem 913 quadros em 30,491 segundos (29,94 fps), mas muitos quadros também estão duplicados, em função de sua conversão para Flash video (flv).

Em uma amostragem rápida de 112 quadros em 3,7 segundos, 2 quadros estão repetidos 6 vezes, 4 quadros estão repetidos 4 vezes (são, então, 6 quadros em vez de 28 quadros) e os 84 restantes aparecem 2 vezes. Isso resulta em 2 + 4 + 42 = 48 quadros em 3,7 s, ou aproximadamente 12,97 fps.

A uma taxa de quadros próxima a esta, em meu experimento com SerraBuster, claramente se vê que o rolo de fita adesiva deveria aparecer como um borrão comprido e claro, em dois quadros antes de bater na cabeça de Serra, e em vários quadros depois, já com velocidade bastante diminuída.

500 milissegundos? Wow! (o que é milissegundo?)

Num vídeo a 13 fps, 77 milissegundos por quadro, a fita adesiva apareceria em aproximadamente 6 quadros durante 462 milissegundos.

Mas se os quadros fossem captados a cada 500 milissegundos ou meio segundo (2 fps), o suposto objeto apareceria em apenas UM frame. Perceberam porque os “500 milissegundos” do laudo, que surgiu de lugar algum? Será que o perito achou que a palavra “milissegundos” assustaria tanto que ninguém iria conferir a taxa de quadros por segundo?

Este simples procedimento mostra que o laudo do perito em áudio Molina comete um erro grosseiro, incompatível com alguém com conhecimentos em vídeos digitais ou analógicos. Foi descuido ou foi proposital? Como um perito com perfil tão laudatório na Wikipedia (estranhamente enriquecido por  desconhecidos e por um Darth Vader paulista, logo depois do laudo) poderia ter cometido este erro?

Caveat

Esta investigação não prova que o candidato Serra não foi atingido por fita adesiva, apenas prova que o vídeo apresentado em matéria de 7 minutos pelo Jornal Nacional não mostra o suposto ataque.

Bibliografia

  1. MOLINA, R. SERRA_LAU_IMAGENS_TV GLOBO_LAU.doc. Laudo solicitado pela TV Globo sobre vídeo de passeata de José Serra. Documento PDF disponível em <http://g1.globo.com/especiais/eleicoes-2010/noticia/2010/10/molina-divulga-laudo-sobre-videos-de-evento-em-que-serra-e-agredido.html>. Acesso em: 23 out. 2010.

Sobre José Antonio Meira da Rocha

Jornalista, professor de Jornalismo Impresso no Centro de Educação Superior Norte-RS da Universidade Federal de Santa Maria (Cesnors/UFSM), em Frederico Westphalen, RS, Brasil. Coordenador do Curso de Relações Públicas Multimídia.

Além disso, olha só quem jogou a bolinha de papel no Serra:

Quanta malandragem!

PS: O leitor Luciofm acrescentou mais algumas informações importantes. Veja:

Ola, só gostaria de fazer 2 observacões.

1. Se no video rodado a 13fps a FITA se faz presente em 7 quadros, convertendo esse video para os 29 do NTSC duplicando cada quadro, a fita apareceria em pelo menos 14 quadros do video original.

2. O Laudo do Molina fala em um quadro a cada 500ms, ou seja 2fps.
Convertendo um video de 2fps para 29fps a fita deveria aparecer em aproximadamente 15 quadros do video, e nao em apenas UM como ele afirma…

Ou seja, o laudo é uma farsa.

Nossa conclusão é que o Serra pode até ter sido atingido. Mas não foi pela fita do Molina. E isso diz muito sobre o Molina e ainda mais sobre a Globo. Sobre o Serra nem tanto, pq se realmente foi atingido, ele acabou saindo perdendo com essa tentativa esdrúxula de tentarem salvar a sua imagem.

outubro 24, 2010 - Posted by | Uncategorized

4 Comentários »

  1. Parabéns pela pesquisa! Estava pesquisando dados para desvendar o embuste e creio que vc já o fez por mim. hehehe.
    Qto aos fps, se é 2 fps o objeto teria q congelar por meio segundo na cabeça do Serra para ser captado daquela maneira, não?
    Além disso foi feito uma manipulação de imagem, provavelmente por Photoshop no frame que foi isolado. Analisei eles a 800% do tamanho original no after effects. Conforme é feito a máscara em fade surgem linhas de pixels paralelas que não se encontram no frame original, dando contorno à suposta forma de fita crepe. Posso te mandar os frames se vc quiser.

    Abs

    André

    Comentário por André Luiz de Luiz | outubro 24, 2010 | Responder

    • Opa, me manda, vou incluir com prazer no post.

      Comentário por Hermes | outubro 24, 2010 | Responder

  2. Ola, só gostaria de fazer 2 observacões.

    1. Se no video rodado a 13fps a FITA se faz presente em 7 quadros, convertendo esse video para os 29 do NTSC duplicando cada quadro, a fita apareceria em pelo menos 14 quadros do video original.

    2. O Laudo do Molina fala em um quadro a cada 500ms, ou seja 2fps.
    Convertendo um video de 2fps para 29fps a fita deveria aparecer em aproximadamente 15 quadros do video, e nao em apenas UM como ele afirma…

    Comentário por luciofm | outubro 24, 2010 | Responder

    • Boa. Incluí lá no post. Abraços.

      Comentário por Hermes | outubro 25, 2010 | Responder


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: