Blog da Coroa

O outro lado do Cara!

Correio Braziliense: balanço de vitórias indica favoritismo de Agnelo (PT) sobre a adversária, Weslian Roriz (PSC)

Do Correio Braziliense: Agnelo Queiroz tem maior número de cabos eleitorais de peso

Grupo político ligado ao candidato do PT elegeu os dois senadores do Distrito Federal, cinco dos oito deputados federais e 14 distritais, contra 10 dos aliados de Roriz na Câmara Legislativa. Votação do lado vermelho foi 91,5% superior à dos azuis

Ana Maria Campos

A disputa polarizada entre dois grupos — rorizistas e petistas — para a conquista do Palácio do Buriti se refletiu na eleição de senadores, deputados federais e distritais. Todos os eleitos para o Congresso e para a Câmara Legislativa integram uma das duas frentes na briga agora pelo segundo turno. Com um detalhe que pode ter impacto decisivo no segundo turno: o balanço de vitórias indica favoritismo de Agnelo Queiroz (PT) sobre a adversária, Weslian Roriz (PSC). A Coligação Um novo caminho elegeu os dois senadores, Cristovam Buarque (PDT) e Rodrigo Rollemberg (PSB) — com votação recorde —, ficou com cinco das oito vagas na Câmara dos Deputados e 14 dos 24 assentos no Legislativo local.

Indepedentemente do resultado do segundo turno, em 31 de outubro, o partido de Agnelo Queiroz pode comemorar o melhor desempenho da história em uma primeira fase eleitoral. O PT nunca havia conquistado três mandatos de deputado federal, como ocorreu agora com a vitória de Paulo Tadeu, Geraldo Magela e Érika Kokay. A coligação conseguiu ainda quebrar uma tradição: a de que na corrida pelas duas vagas ao Senado sempre venciam dois políticos adversários.

Também está no grupo de Agnelo o candidato eleito à Câmara dos Deputados com maior votação proporcional do país. É o caso de José Antônio Reguffe (PDT), que amealhou 266 mil votos, número superior à soma dos eleitores dos três deputados que venceram pela coligação Esperança renovada, Jaqueline Roriz (PMN), Izalci Lucas (PR) e Ronaldo Fonseca (PR).

Com um discurso de ética e respeito à aplicação de recursos públicos, o pedetista obteve 76% do montante de votos conferidos à ex-governadora Maria de Lourdes Abadia (PSDB), candidata preferencial de Roriz na disputa ao Senado. Os votos da tucana (348.842) foram divulgados na última segunda-feira pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como congelados, a depender de recurso da defesa dela contra a impugnação de sua candidatura pelo Ministério Público Eleitoral com base na Lei da Ficha Limpa. Mesmo que seja liberada, Abadia aparecerá apenas em quarta na disputa.

Também na Câmara Legislativa, o PT de Agnelo teve um resultado melhor nestas eleições do que em 2006. A bancada com quatro distritais agora chegou a cinco. “Foi o melhor desempenho da nossa história. Agora vamos correr atrás da vitória no segundo turno e do crescimento da Dilma (Rousseff) no Distrito Federal”, afirma Chico Vigilante (PT), que ficou na suplência há quatro anos e agora conseguiu retornar à Casa, com 19,2 mil votos. Também nesta instância, a coligação Um novo Caminho deixou uma marca. O líder no ranking de mais votado é Chico Leite (PT).

O terceiro e quarto colocados, Arlete Sampaio e Cabo Patrício, também são petistas. Segunda mais votada, Eliana Pedrosa (DEM) é do grupo rorizista, mas fez campanha solo. Não usou sequer o emblema de seu partido. “Ela não colaborou em nada com a minha campanha. Não ajudou Roriz e até suspeito que tenha ajudado o Agnelo”, analisa o deputado Alberto Fraga (DEM), que obteve 511 mil votos, mas não se elegeu ao Senado. Na avaliação do democrata, a instabilidade jurídica relacionada à impugnação das candidaturas de Roriz e Abadia atrapalhou toda a coligação Esperança renovada. “Houve muita incerteza e uma grande desunião”, conclui.

Anúncios

outubro 6, 2010 - Posted by | Uncategorized

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: