Blog da Coroa

O outro lado do Cara!

Um colunista do PIG falando coisas certas!?!?!

Estou embasbacado! Leonardo Attuch, aquele que desancava a Satiagraha noite e dia, escreveu uma coluna que eu acho que é a perfeita síntese do que ocorre hoje no Brasil. Vale a pena ler, é bem pequeno:

O dedo na ferida

A síntese de 2010: nunca a opinião pública esteve tão distante de seus supostos intérpretes

A poucos dias das eleições, tudo indica que de forma democrática, legítima e soberana o Brasil elegerá a primeira mulher presidente da República. Goste-se ou não de Dilma Rousseff, sua provável vitória no domingo 3 carrega uma mensagem. Os brasileiros, em sua esmagadora maioria, estão felizes com os rumos do País. Sentem-se mais prósperos e com um acréscimo considerável de autoestima. Apesar desse bem-estar, 2010 ficará marcado como o ano em que os anseios, as percepções e os desejos dos brasileiros foram solenemente ignorados por seus supostos intérpretes. Nunca, em toda a história do País, houve um distanciamento tão nítido entre a opinião pública e aqueles que deveriam, simplesmente, decifrá-la.

Engajados que foram durante todo o processo eleitoral, alguns agentes de proa da comunicação hoje enxergam o País como uma pré-ditadura. Uns dizem que o Brasil não tem mais cidadãos, mas apenas consumidores, que trocam direitos fundamentais por um prato de lentilhas. Outros afirmam que a oposição – e isso inclui parte da imprensa – está para Lula assim como os judeus estiveram para os nazistas. E que, portanto, seria hora de se preparar para a grande batalha de resistência democrática, como se a liberdade de expressão, um direito fundamental, corresse perigo. Há até quem já condene o sufrágio universal, argumentando que muitos brasileiros não estão preparados para votar porque desconhecem o significado de conceitos como quebra de sigilo e estado de direito.

O problema é que os supostos formadores de opinião se comportaram nos últimos meses com uma ideia fixa: a de que José Serra tinha o direito inalienável de ser presidente – e tudo o mais seria ilegítimo. Esqueceram-se de que a liberdade de imprensa permite que qualquer pessoa escreva, sob as penas da lei, que pacotes de dinheiro são distribuídos nos palácios, mas também assegura aos alvos das denúncias o direito de expressar suas opiniões. E quando alguém acusa A, B ou C de ser parcial, apenas exerce um direito.De concreto, o que o governo Lula fez contra a liberdade de expressão? Fechou emissoras de tevê, como Hugo Chávez? Não. Pediu a prisão de donos de jornais, como Cristina Kirchner? Também não. O único movimento nessa direção ocorreu em 2005, quando a ala stalinista no PT tentou usar a Polícia Federal na Operação Gutenberg para prender alguns jornalistas, porque teve interesses comerciais contrariados. Naquele momento, os fariseus que hoje gritam por liberdade ficaram calados. E a grande frustração dessa turma é apenas uma: por mais que tenham tentado empurrar Lula na direção do chavismo, ele não cruzou a fronteira. O que Dilma, se for inteligente, também não fará. O pior castigo é tratar os irrelevantes como irrelevantes.

setembro 26, 2010 - Posted by | Imprensa

1 Comentário »

  1. Realmente nao posso endender como esta oposiçao ou melhor o Pig,possa estar dizendo aos quatro cantos do brasil que o governo atual, e ditador e quer calar a imprensa,quando na verdade e exatamente ao contrario e eu testemunho isso, com a isençao de um eleitor que nao faz parte de partido nenhum a nao ser o meu proprio que e ter melhor vida no meu pais,estes pulhas,pensam o que? quando dizem isto na midia deles, por acaso acham que nos o povo,continuamos a ouvir so o que eles nos mostravam como verdade nos seus lindos e mascarados orgaos de noticias midiaticos?sera que eles ainda nao entenderam que nos povo tiramos o cabresto dos olhos, que so nos permitiam que enchergasse o que êles queriam que echegassemos? e por isto continuam ainda nos tratando como se fossemos uma manada de burros num curral,e e por causa disto que agora a caça nao pertence mais aos caçadores, mas sim aos caçados.

    Comentário por Wilson Garcia | setembro 26, 2010 | Responder


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: