Blog da Coroa

O outro lado do Cara!

Disputa acirrada para distrital e federal

Do Jornal da Comunidade: Disputa acirrada para distrital e federal

A nova pesquisa do Instituto Dados em parceria com o Grupo Comunidade de Comunicação mostra que a corrida para as câmaras Legislativa e Federal começa a encorpar, e já tem nomes se desgarrando do bolo de conhecidos e desconhecidos que buscam uma vaga no cenário da política do Distrito Federal. Apenas sete candidatos ultrapassam a margem de um ponto percentual na pesquisa espontânea para deputado federal, com destaque para Geraldo Magela (PT) e Reguffe (PDT) que ultrapassam a barreira dos dois pontos. Na disputa pela Câmara Legislativa Eliana Pedrosa (DEM) e a única com 1% das intenções espontâneas de votos e lidera a disputa por uma vaga em 2011, seguida de perto pelo petista Chico Leite.

A pequisa Dados mostra uma gama maior de nomes que começam a se destacar. Faltando pouco mais de dois meses para os eleitores de todo o Brasil irem às urnas, os candidatos mais conhecidos da população mantêm suas vantagens sobre “novatos” e políticos de menor expressão. Na disputa por uma das oito vagas para a Câmara dos Deputados a que o Distrito Federal tem direito, apenas sete candidatos tiveram seu nome citado por 1% dos eleitores que responderam o questionário: Magela, (PT, 2,5%), Reguffe, (PDT, 2,3%), Izalci Lucas (PR, 1,8%), Erika Kokay (PT, 1,7%), Jaqueline Roriz (PMN, 1,6%), Paulo Tadeu (PT, 1,6%) e Laerte Bessa (PSC, 1,2%), estariam garantidos, caso as eleições fossem hoje e a pesquisa se concretizasse. Logo no encalço da última vaga estaria Augusto Carvalho (PPS, 0,9%).

Distritais

O pleito para a CLDF também conta com destaques, mas principalmente com a paridade dos candidatos. Novos nomes estão ganhando pouco espaço e velhos conhecidos da população já aparecem nas “cabeças” para ocuparem as 24 vagas que estão em disputa. A diferença de pontos entre os candidatos possui uma margem muito pequena. Entre a margem de 1% e 0,2% de intenções de votos estão 48 candidatos, sendo que desses apenas 12 ultrapassam os 0,5%. Alguns candidatos são bem conhecidos das páginas da política do DF como Chico Vigilante (PT) e há surpresas entre os primeiros colocados, como Washington Mesquita (PSDB), que busca seu primeiro mandato efetivo no Legislativo distrital.

Candidatos que já têm mandatos estão em vantagem em relação aos novatos

A pesquisa que contou 2.500 questionários mostra que a renovação tão buscada por eleitores brasilienses não deve acontecer da forma que se esperava, após os inúmeros episódios ocorridos na política local.

O aquecimento das campanhas nas ruas pode alterar ainda esse quadro trazendo à tona novos nomes. Outro ponto positivo é o início da campanha na televisão, onde, apesar do pouco tempo para candidatos menores, a visualização de novos nomes podem ser uma boa vitrine. Mas, os efeitos também podem tomar o rumo contrário e ampliar a vantagem de candidatos de maior visibilidade e com uma carreira política mais longa, como acontece com Eliana Pedrosa, que trabalhou na Secretaria de Desenvolvimento Humano e produziu um bom conhecimento entre a população com renda menor.

Entres os 12 primeiros nomes à frente nas pesquisas apenas dois não estiveram como titulares na CLDF e alguns já até haviam renunciado anteriormente por problemas com inquéritos, que poderiam levá-los a possíveis cassações. Na disputa pela Câmara Federal nomes fortes ou que adquiriram força com o combate aos episódios de corrupção no Governo do Distrito Federal também saem vitoriosos, como o deputado Reguffe, que disputa pela primeira vez ao cargo de deputado federal e está atrás apenas do já conhecido Geraldo Magela, que já foi candidato a governador do DF.

agosto 7, 2010 - Posted by | Pesquisa eleitoral

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: