Blog da Coroa

O outro lado do Cara!

Manchete cretina

Uma das seções que me interessa no clipping do órgão no qual trabalho é a das manchetes dos “grandes jornais”. Quase sempre é um show de horrores do PIG. Parece que o Brasil está à beira do precipício e na iminência de se tornar uma ditadura. Esse é o Brasil que passa na grande imprensa.

Voltando às manchetes, me chamou atenção a do jornal Diário da Manhã. O título é: Lula investe 5,5 bi. Goiânia fica fora. Interessante. O jornal quer dar a entender que Lula resolveu investir nos aeroportos brasileiros e deixou de fora a capital goiana. Só faltou dizer que por mero capricho do presidente ou por falta de afeto para como o povo goiano. O objetivo parece ser diretamente atingir Lula e indiretamente Dilma. 

A manchete é sutil no jogo de palavras. Mas absolutamente cretina. Subestima a inteligência do seu leitor. Presume seu desconhecimento sobre o fato de que esse pacote de investimentos é voltado para as cidades que serão sedes na Copa do Mundo de 2014, relação que não inclui Goiânia. Todas as sedes, governadas pela situação ou oposição, receberão recursos para investir nos seus aeroportos.

Não li a reportagem no corpo do jornal. Assim como muitos que apenas leram apressadamente a manchete em uma banca de jornal à espera do ônibus para o trabalho. Mas pouco importa. Seria mais um daquelas situações em que o texto e a manchete não batem. É esse o nível do jornalismo da nossa grande imprensa. Ainda bem que existe a internet.

Anúncios

julho 20, 2010 - Posted by | Jornalismo

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: