Blog da Coroa

O outro lado do Cara!

Sandra Cureau, o Creonte eleitoral e a esposa do goleiro Bruno

Houve um homem que dizia sobre a lei judaica o seguinte: “O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.” Resultado: mataram-no.

Em uma peça grega houve um rei que proibiu que dessem sepultura digna a um de seus enteados. O rigor na aplicação dessa lei causou-lhe a morte de seu filho e de sua esposa. E ele se arrependeu depois.

Desse mesmo caso resultou um famoso julgamento mítico, onde a deusa da sabedoria desempatou o julgamento dos aeropagitas e inocentou um matricida.

Em uma peça de teatro, um usurário fez um contrato onde a garantia consistia em remover uma parte da carne do tomador do empréstimo. A despeito de vários pedidos de clemência, ele permaneceu irredutível. Diante disso, resolveram aplicar a lei como ele desejava, ou szeja, tomada pela sua literalidade. E a sentença lhe foi terrível!

Vários outros exemplos existem, e a mensagem é claríssima: a lei foi feita para se evitarem abusos. Apenas isso. Não foi feita para oprimir, e muito menos para ocultar a verdade. Quando a lei é esdrúxula, cabe aos homens – que são seus beneficiários, não seus escravos – relativizarem sua aplicação. Isso já é feito pelos “homens de bem”, ao levantarem a voz contra as algemas em Dantas-Cacciola-Pitta e silenciarem quando da exposição da esposa do goleiro Bruno algemada, mesmo sem representar perigo algum.

Veja a partir de 0:27:

Link da Globo

Pois bem, para demonstrar “isenção”, a vice-procuradora-geral eleitoral, Sandra Cureau, também criticou as citações explícitas de Goldman sobre José Serra. Veja a notícia no blog do Noblat: Elogios de Goldman a tucano são abuso de poder

A minha opinião é a de que a legislação eleitoral é ridícula. O José Serra foi governador por 3 anos e meio. Seu substituto está sendo apenas honesto ao atribuir ao ex-governador as realizações no estado. E deveria, sim, poder citar seu nome a vontade. Bem como o Lula pode citar Dilma por suas realizações, pois ela trabalha com ele desde 2003!

Agora, concordo que é um absurdo o governo distribuir as cartilhas com discurso da Dilma e propaganda para que se vote em mulheres nas próximas eleições. Ainda bem que retiraram-nas de circulação. O problema é que algumas foram distribuídas. Fonte do “O Globo”. Aí já é um abuso.

A bem da verdade, é bom citar que o Serra também utiliza a máquina: Serra utiliza estrutura do Estado após deixar o governo de SP

E o que é pior: há um decreto estadual que permite isso! Mais uma “lei” esdrúxula que deveria ser relativizada.

Anúncios

julho 17, 2010 - Posted by | Uncategorized

3 Comentários »

  1. Quanto a ex do goleiro, confirmo também ter sentido a força oculta da comparação de imediato (aguardei, no entanto alguém da grande mídia reagir. Esperei pelo “gilmar dantas” vir a público de imediato, como fez quando do ocorrido com “daniel mendes”, mas nada. Ou seja, as algemas continuam apenas para os sem poder. Por outro lado, sou favorável a algemas para todos (como ocorre nos USA).
    Quanto a essa senhora, feia pra burro, tudo leva a crer que esta a servoço do serra (veja que após condenar os dois, não resistiu em imputar mais culpa ao Lula).

    Comentário por alexandre | julho 17, 2010 | Responder

    • Eu até pensei em fazer um post sobre mais essa aplicação parcial da indignação seletiva, mas confesso que cansei. É uma desfaçatez tão vergonhosa que me faz desacreditar de todo o papel das instituições democráticas, inclusive da imprensa.

      Comentário por Hermes | julho 17, 2010 | Responder

  2. o mais incrivel eh q o absurdo da contradicao: como pode uma lei estadual infringir uma federal?

    Comentário por fred | julho 18, 2010 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: