Blog da Coroa

O outro lado do Cara!

Trololó na TV Cultura

Sugestão da Folha para TV Cultura: cocoricó no lugar de jornalismo

Ontem, o presidente da Fundação Padre Anchieta e ex-secretário da Cultura no Governo Serra, João Sayad, negou ter havido motivação política no afastamento de Gabriel Priolli TV Cultura. O diretor de jornalismo foi afastado, segundo Sayad, por não ter o perfil adequado para o cargo. Entretanto, na quarta-feira da semana passada havia feito uma reportagem sobre os pedágios paulistas, o que alimentou a suspeita de ingerência política na emissora pública ligada ao governo de São Paulo.

Dias antes havia sido a vez de Heródoto Barbeiro, importante no jornalismo da Cultura havia muitos anos, que foi afastado do comando do Roda Viva. O motivo teria sido sua tentativa de questionar José Serra a respeito do valor dos pedágios nas rodovias paulistas. Serra qualificou a fala de Heródoto como trololó petista e não respondeu à pergunta.

Segundo o jornalista Nelson Hoineff, em artigo publicado no Observatório da Imprensa, a bola queimou para a TV Cultura, com as demissões dos jornalistas Heródoto Barbeiro e Gabriel Priolli. Explicações complicadas terão que ser dadas pelo candidato à presidência José Serra – acusado de ter pedido a cabeça dos jornalistas – e pelo vice-presidente de conteúdo da emissora, Fernando Vieira de Mello, recém-chegado por lá, após ter sido afastado da Band.

Aspecto interessante desses episódios é a conclusão da Folha, em reportagem com título curioso: Pedágio na Cultura. Segundo o texto, o episódio escancara a ingerência política do tucanato na TV pública de São Paulo. Quando uma reportagem sobre pedágios vira questão de Estado, então é melhor fechar o departamento de jornalismo e exibir “Cocoricó”, onde ao menos as crianças são levadas a sério.

Não fosse o autor do conselho de exibir cocoricó ao invés de jornalismo se chamar Fernando de Barros e Silva, mais que um fã de José Serra, sua cabeça também estaria correndo sério risco.

Anúncios

julho 12, 2010 - Posted by | Imprensa

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: