Blog da Coroa

O outro lado do Cara!

SP pode mais: gasto com publicidade é 5 vezes maior que o da União

No dia 3 de julho, a Folha publicou reportagem demonstrando que o governo federal duplicou os gastos com publicidade no semestre que precede as eleições.

Segundo a reportagem, a média mensal dos valores pagos entre janeiro e junho de 2010 dobrou, em comparação com a média do mesmo período de 2009, 2008 e 2007. A média mensal dos primeiros semestre de 2007 a 2009 foi de R$ 12,3 milhões, enquanto em 2010 foi de R$ 24,3 milhões, um aumento de 97,56%.

A reportagem afirmou ainda que o governo federal turbinou seus gastos publicitários nos meses anteriores à disputa presidencial de 2010. Foram gastos nos seis primeiros meses de 2010 R$ 146,2 milhões.

Foi o suficiente para pipocarem críticas ao Governo Lula. O objetivo claro era atingir a candidatura de Dilma Rousseff.

Hoje, a mesma Folha publicou reportagem mostrando que os gastos com publicidade em São Paulo também cresceram. Segundo o jornal, De janeiro a junho de 2010, o governo de São Paulo mais do que dobrou a média mensal dos gastos com publicidade em comparação aos três anos anteriores.

Segundo a reportagem, vitrine principal do PSDB nas eleições de outubro, o governo do Estado gastou em seis meses R$ 141,8 milhões com publicidade e comunicação institucional.

No período, a média mensal foi de R$ 23,6 milhões, ante R$ 9,2 milhões mensais apurados como média dos primeiros semestres de 2007, 2008 e 2009 – crescimento de 156,5%. Os dados são do próprio governo.

O que ambas as reportagens não fizeram foi calcular o gasto com publicidade pela população. Segundo estimativas do IBGE, no Brasil somos 193.204.712, enquanto São Paulo possui 41.384.039. Agora é só fazer uma simples operação de divisão.

  

Pelas contas, vemos que o Governo Serra gastou por pessoa quase cinco vezes mais que o Governo Lula.

Infelizmente esse tipo de análise não foi feita pela grande imprensa. Aliás, desconfio que foi feita, mas como prejudicaria a campanha de José Serra e poderia custar a cabeça de alguns jornalistas, ficou abafada.

Anúncios

julho 12, 2010 - Posted by | Imprensa

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: