Blog da Coroa

O outro lado do Cara!

Como ser um direitista hidrófobo

O pomo da discórdia idiota
O pomo da discórdia idiota

 

O Brasil acaba de lançar a logomarca da Copa de 2014. É esse que está aí em cima. 

Pois bem, em poucos minutos a direita mais reacionário (pleonasmo redundante vicioso repetitivo) já se mostrou indignada com a demonstração de um “nacionalismo arrogante”. Claro que a primeira pedrada tinha que vir do rei dos serristas, o Shylock dos Civita. Posto aqui para mostrar como se faz oposição neste país: 

SÍMBOLO PÕE AS MÃOS NA TAÇA ANTES DA HORA: SIMPLISTA E PREPOTENTE

O símbolo da Copa do Mundo de 2014 é ruim. 

Tradução: é tão terceiro mundo, como ele fala sobre o Obama. Notem também a profundidade da análise. 

No seu simplismo, reproduz nacionalismo arrogante. Três mãos, duas verdes e uma amarela, compõem e agarram, a um só tempo, a cobiçada taça. Ora, ela fica, temporariamente, com quem ganha a competição. Na condição de anfitrião, não cabe ao Brasil botar, literalmente, as mãos na taça antes da hora. Em vez de o desenho abrir as portas do país para os visitantes, fecha-se em si mesmo, como um caracol, e anuncia: “A taça já é nossa”. 

Isso seria Gestalt ou uma abordagem jungiana? Que profunda a análise dele! Em um botequim causaria um alvoroço sua argúcia. 

Como predominam o verde e o amarelo, fica evidente que a idéia era usar as cores pátrias. Então o que faz aquele “2014″ em vermelho? Desde quando essa é uma cor nacional? Pode até ser a de um partido; do Brasil, não é. O que se fez do azul que está em nossos hinos? 

Ou seja, ele quis atribuir o vermelho ao PT. Reclamou do verde e amarelo mas exigiu que houvesse o azul. Será que ele acha que o azul foi excluído para esconder qualquer possível relação com o PSDB? 

Comparem o símbolo com o da Copa do Mundo da África do Sul: em vez da taça, prêmio que só cabe ao vencedor, exalta-se o esporte em si, na figura de um jogador flagrado num lance espetacular; em vez do nacionalismo bocó, a estilização do continente africano, necessariamente multicolorido, plural. O desenho é aberto, receptivo, festivo. 

Bocó. Isso mesmo, ele usou o termo bocó. 

Um símbolo concentra sinais que evocam uma determinada realidade. Não é diferente nesse caso. O desenho escolhido tem a cara do país da bravata. 

O país da bravata que ele sugere é o Brasil. É de cair o cu da bunda saber que alguém considera o Brasil o país da bravata. Ele fala isso porque o Lula e o Celso Amorim têm propagandeado as conquistas brasileiras no campo das relações internacionais, além da conquista de espaço no mundo pelo crescimento econômico. Ou seja, ele tenta atribuir significados pejorativos a qualquer significante exarada pelos membors do atual governo federal. É um lambe-botas do Serra. E da Camargo Corrêa. E da Nossa Caixa do Alckmin. 

E já nasce velho. 

Para você e para seus pupilos. 

Espero que o futebol, ao menos, se renove. 

Assim como você deseja que se renove o monopólio da Globo sobre o futebol, pois entende que quem paga tem o direito de fazer o que quiser com a trasmissao.

A análise comparativa ajuda muito nessas horas. Adoraria vê-lo comentando outras logomarcas. Por exemplo, a da Alemanha de 2006:

 

Ele provavelmente diria que a logomarca era feia. Esse verde só serve para mostrar a submissão dos germânicos às condições do pós-guerra. Trata-se de mera aplicação do politicamente correto, pois o verde era a cor do uniforme americano na Segunda Guerra, e os anfitriões da Copa gostariam de demonstrar que os tempos mudaram, e que agora os verdinhos risonhos – bocós risonhos – serão bem recebidos em terras antes dominadas pelos krauts. Além disso, o laranja seria para afagar seus inimigos históricos, os holandeses, e terminaria com algum fecho de impacto relacionado ao zeitgeist, talvez citando pejorativamente a Escola de Franfurt e, em menos de 2 minutos, receberia um comentário baba-ovo, exatamente como aconteceu no original. 

É com esse ponta-de-lança que o Serra quer ganhar a eleição.

julho 8, 2010 - Posted by | Imprensa

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: