Blog da Coroa

O outro lado do Cara!

Roriz declara patrimônio de R$ 1 milhão. Você acredita?

Com o pedido de registro de candidatura, que se encerrou na data de ontem (5.7) os candidatos tiverem que enviar declaração na qual informam o patrimônio que têm e o valor correspondente. Joaquim Roriz informou possuir um patrimônio de R$ 1,111 milhões.

O blog levantou as informações do patrimônio de Roriz declaradas à Justiçã Eleitoral nas eleições de 1998 a 2010. O interessante é que, pasmem, Roriz está ficando pobre. Com o passar dos anos, seu patrimônio declarado tem diminuído sensivelmente, como se pode verificar na tabela abaixo.

 

Sobre o patrimônio de Roriz, vale a pela reproduzir trecho de uma reportagem feita em 2007, pelo jornal goiano Opção Online.

Patrimônio — Joaquim Roriz responde a 15 ações de improbidade administrativa, outras tantas ações penais e tem quatro pedidos de bloqueio de seus bens. Foi vereador, vice-governador de Goiás, interventor na Prefeitura de Goiânia, governador do Distrito Federal por quatro vezes e está no início de seu mandato de senador. Está acostumado a driblar sentenças judiciais e investigações de várias formas. É incontestável a influência que tem no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e no Tribunal de Contas. A imprensa brasiliense também é de uma docilidade impressionante com Roriz e pouca coisa circula nos jornais da cidade sobre as estripulias do senador.

Roriz parece zombar da Justiça, principalmente a eleitoral, com suas declarações de bens, apresentadas nos últimos pleitos que disputou. É incrível que nenhum juiz eleitoral ou os assessores tenham atentado para a pífia declaração dos bens que ele diz possuir e é ainda mais inacreditável que ninguém tenha cruzado informações com as da Receita Federal, ainda que por mera curiosidade. Todos, absolutamente todos, sabem que Roriz é um homem riquíssimo, quem nem de longe precisaria pedir um empréstimo de 300 mil reais para Nenê Constantino.

Em 1998, quando foi eleito para o governo do Distrito Federal, Roriz disse ter como grau de instrução o curso superior incompleto e que sua profissão era “empresário e produtor de espetáculos públicos”. Solenemente perante a Justiça Eleitoral, declarou que seu patrimônio, segundo ele todo relacionado na declaração assinada, totalizava pouco mais de 7,414 milhões de reais. Essas informações estão disponíveis no site da Justiça Eleitoral e no blog do jornalista Fernando Rodrigues.

A dúvida começa quando o atento leitor dos sites especializados resolve conferir o que aconteceu com o patrimônio de Roriz nos anos seguintes. Será que é tão ingrata a missão de um político a ponto de resignadamente ficar mais de 1 milhão mais pobre a cada eleição? Pois é isto que está declarado na relação de bens de Joaquim Roriz entregue à Justiça Eleitoral nos anos de 2002 e 2006.

No pleito de 2002, quando reeleito para o Palácio do Buriti, Roriz declarou que seu patrimônio total era de 5,597 milhões de reais, ou seja, ele ficou 1,817 milhões de reais mais pobre. Esse foi o ônus por se dedicar tanto ao povo do Distrito Federal. Em sua quase franciscana declaração de bens não aparece qualquer referência a bovinos, suínos ou outro animal que ele fosse criador ou proprietário. Nada que discriminasse qualquer gado de raça como ele se tornou criador conhecido ou comprador de uma bezerra de 300 mil reais.

Mas as surpresas não param por aí. No ano passado, quando foi candidato ao Senado e eleito, Roriz era um homem ainda mais pobre, se fosse crível sua declaração de bens à Justiça Eleitoral. Seu patrimônio total foi declarado como sendo de 4,489 milhões de reais, ou 1,108 milhões de reais a menos do que no pleito anterior. Nesse período Roriz declarou ter concluído seu curso superior e sua ocupação principal declarada passou a ser pecuarista.

Como pecuarista ele disse ser possuidor de 6.227 bovinos e que o valor de todo esse plantel é de 2,850 milhões de reais, o que dá uma média de 457 reais por cabeça, ou seja, pouco mais de 1 por cento o valor da bezerra que ele diz ter comprado com o dinheiro que pediu emprestado para Nenê Constantino. Caso Roriz não consiga pagar o empréstimo é de supor que ele ceda a metade da casa que ele possui na SMPW — setor nobre de Brasília — se levado em consideração que o valor declarado do imóvel é de pouco mais de 600 mil reais.

Roriz ainda tem falado sobre os famosos leilões de gado em Uberada.

Roriz é também um pecuarista que distribui suas reses por imóveis de outros, pois a única propriedade rural que ele contou para a Justiça Eleitoral que possui são áreas nas fazendas União e Jurema (sem explicar onde se situam) e cujo valor estimado é de simplórios 100 mil reais, quase o mesmo valor de uma caminhonete F-250 que vale 93 mil reais.

As declarações de bens que o senador Joaquim Roriz prestou à Justiça Eleitoral nos últimos nove anos contrastam com a fala de sua filha na última semana. Ela disse que os 300 mil reais que seu pai pedira emprestado ao empresário Nenê Constantino “não significavam nada”, pois, segundo ela, Roriz podia “queimar dinheiro se quisesse”.

Fontes do Ministério Público do Distrito Federal informaram que as declarações de bens, levantadas pelo Jornal Opção serão anexadas ao inquérito com pedido de cruzamento de dados junto a Receita Federal e outros órgãos para apuração da verdade.

Anúncios

julho 6, 2010 - Posted by | Política

2 Comentários »

  1. Jovem, jamais se esqueça disso:

    Uma conversa republicana exemplar de Roriz e o Eri Varela (lembra dele? hahaha)sobre Arruda. É o sujo falando do imundo.

    Comentário por Hermes | julho 6, 2010 | Responder

  2. […] tudo por quê? Depois de ler os dois posts do Jovem sobre a declaração de bens do Roriz (AQUI e AQUI), decidi correr atrás das outras declarações dele, e nessa busca descobri o porquê de eu […]

    Pingback por Joaquim Roriz, tá perdendo tudo por quê? « Blog da Coroa | julho 8, 2010 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: