Blog da Coroa

O outro lado do Cara!

A vingança de Alckmin em SP

Serra e Alckmin: mui amigos

Do Blog Raquel Faria, colunista de política do jornal mineiro O Tempo.

Hora da Vingança: Voto Dilmalckmin ameaça Serra em SP

A cúpula da campanha tucana está irritada com o comportamento retraído do candidato a governador do PSDB em São Paulo, Geraldo Alckmin. E deve colocar as barbas de molho: com José Serra em queda nas pesquisas, já começam a surgir os simpatizantes do voto Dilmalckmin – os eleitores que votam Dilma presidente e Alckmin governador.

A reclusão de Alckimin é visível. Tem viajado muito pouco. E pior: cumpriu apenas uma agenda com Serra, que cobra mais empenho do candidato a governador.

A queixa em relação ao comportamento retraído de Alckmin coincide com a piora do desempenho de Serra nas pesquisas. Segundo o Datafolha, diminuiu em 12 pontos a diferença entre Serra e Dilma na região Sudeste, aí incluído o estado de São Paulo: a petista ganhou sete pontos e o tucano perdeu cinco. Certamente, Alckmin não quer perder os eleitores paulistas que estão migrando de Serra para Dilma. E pode preferir tocar sua campanha um tanto descolada da candidatura de Serra.

A preocupação de Alckmin com o eleitorado de Dilma se justifica. O voto Dilmalckmin já é uma realidade. O candidato a governado tucano tem a simpatia de pelo menos 40% dos sindicatos filiados à Força Sindical-SP. Mas, os elogios a Alckmin entre dirigentes sindicais são diretamente proporcionais às críticas a Serra. Eles se reusam a aderir ao presidenciável tucano e a maioria é abertamente favorável a Dilma Rousseff.

PASSADO ASSOMBRA

O relacionamento entre Serra e Alckmin tem sido conturbado. E nem sempre amistoso. Na verdade, repleto de desentendimentos, mágoas e traições.

Em 2006, Alckmin comprou briga com Serra para ser o candidato tucano à Presidência da República: ganhou a queda de braço contra o correligionário, mas perdeu a eleição para Lula e viu seu rival tucano levar o governo estadual. Em 2008, um novo desentendimento fez com que Alckmin saísse como candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, apesar do apoio de Serra ao democrata Kassab, que saiu vitorioso.

junho 5, 2010 - Posted by | Política

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: