Blog da Coroa

O outro lado do Cara!

Desinformação é a chave!

O clichê perfeito!

O clichê perfeito!

Já sabemos como a linguagem influencia nosso entendimento das notícias. Também sempre lembro aqui que a desinformação é uma das armas mais poderosas para condenar e/ou para salvar.

Hoje, ao ler o blog do Reinaldo Azevedo, deparei-me com um post tentando associar o uso de veículos oficiais por deputados estaduais de SP para irem a um evento de centrais sindicais. Claro, a matéria tentava impingir a imagem de patrimonialistas aos deputados do PT. Veja a matéria no Estadão.

Acompanho o blog do Reinaldo desde 2008. E desde então tenho percebido como ele faz do seu blog um instrumento de imbecilização e de esclarecimento ao mesmo tempo. A matéria citada acima é um exemplo de esclarecimento democrático, louvável.

Já a matéria a seguir entrou no grupo da imbecilização, do vácuo informativo:

Serra utiliza estrutura do Estado após deixar o cargo

Ele ainda acredita na máxima “Se não deu na imprensa, não aconteceu”. Utilizou-se  desse mesmo expediente para afirmar o seguinte também hoje:

Dilma Rousseff. Vênia máxima, é preciso convir que ela não é estranha a esse mundo dos dossiês. Sob a sua gestão, na Casa Civil, fez-se um contra FHC e contra Ruth Cardoso — outras pessoas sérias podem ter pisado em Brasília; como Dona Ruth, é difícil. (link)

Interessante ver seu conceito de pessoa séria. Segundo consta da mesma matéria da Veja que fez essa denúncia do dossiê, havia também outras informações que foram devidamente omitidas pelo blogueiro:

Mas, e as despesas da Dona Ruth, ninguém vai discutir ?

Pode usar o dinheiro do povo naquilo, Dona Ruth ?

Segundo a Veja, “a ex-primeira dama Rurh Cardoso é mencionada 23 vezes como beneficiária de despesas como locação de carros, hospedagem em hotéis, compra de ingressos para peças de teatro no exterior, e até como ordenadora (sic) da compra de um porta-retratos, no valor de cem dólares, para presentear um oficial da Colômbia designado para acompanha-la durante visita ao pais.

Ainda segundo a Veja, “gastos com vinhos importados, champanhes franceses, carnes raras e até caviar foram compilados da documentação armazenada na Presidência da República. E reproduzidos no dossiê.

Quer dizer, para a Veja e o PiG, o problema não é o caviar, mas o dossiê… (Link – o original é do blog do PHA, mas não o encontrei)

Mas essa tática de atribuir inexistência ao que não os interessa não é exclusividade do chapeleiro financiado pela Nossa Caixa do Alckmin. O próprio Ricardo Noblat utilizou-se desse artifício hoje, comentando sobre o mesmo suposto esquema de dossiês feito pela campanha de Dilma:

Dossiê contra Serra começa a vazar

Vejam os dois comentários do leitor que se assina Fernando Barros postados à nota “E o voto do blogueiro vai para….”:

* “Por que o jornalista “Isento” não investiga isso? Será que o “patrão” vai deixar publicar algo?

“Decidir.com, Inc. é uma empresa multinacional, registrada em Miami no dia 3 de maio de 2000 sob o número P00000044377, na qual foram sócias Verônica Dantas Rodemburg, irmã de Daniel Dantas, do Banco Opportunity, e Verônica Allende Serra, filha do governador José Serra. Seu site oferecia oportunidades de negócios, inclusive na área de licitações públicas no Brasil. “Encontre em nossa base de licitações a oportunidade certa para se tornar um fornecedor do Estado”.

* Tem essa também para o jornalista “isento” investigar (se o patrão deixar):  Ex-sócio de Serra é condenado a 6 anos de prisão”.

“O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) sentenciou na terça-feira, 18 de maio, o aumento da pena de 3 para 6 anos, de 16 réus, por crime financeiro contra o Banco do Estado de São Paulo (Banespa) ocorrido em 1992 (Processo: N.º 2006.03.99.008600-8).

Entre os réus está Vladimir Antônio Rioli, à época um dos diretores do banco, e ao mesmo tempo SÓCIO DE JOSÉ SERRA (PSDB/SP), na empresa Consultoria Econômica e Financeira Ltda.”

Chegamos a um ponto onde devemos decidir: o Noblat é um cafajeste completo ou é um incompetente pela metade? Me pergunto isso pois essas informações que ele atribui ao tal dossiê da campanha da Dilma já correm pela internet há anos! Só o Conversa Afiada do Paulo Henrique Amorim já fez essas mesmas denúncias umas oitocentas e setecentas e trinta e doze vezes! Inclusive achei um comentário no blog do Nassif do ano passado que já informava exatamente essas mesmas coisas, veja só:

Link do comentário de 16/8/2009

Porém nunca é tarde para se investigar a trajetória financeira de um homem que se lança desesperadamente à candidatura presidencial. Aliás deveria ser obrigação de todo candidato ABRIR suas contas, imposto de renda, etc, desde quando ingressou na política. Seria bom investigar também a filha de Serra.

Só para ajudar na pesquisa, algumas informações coletadas na rede:

Ex-sócio de Serra, Vladimir Rioli foi responsável por operações fraudulentas em parceria com Ricardo Sérgio Em 1992, Ricardo Sérgio, caixa de campanha dos tucanos e ex-diretor da área internacional do Banco do Brasil montou uma operação em parceria com o então vice-presidente de operações do Banespa Vladimir Antônio, que trouxe de volta ao País US$ 3 milhões sem procedência justificada investidos nas Ilhas Cayman, um conhecido paraíso fiscal no Caribe.

Na época, O SENADOR JOSÉ SERRA ERA SÓCIO DE RIOLI. O processo de cobrança dessa operação foi retirado da 5ª Vara Civil do Fórum de Santo Amaro, em São Paulo, pelos advogados do banco e SUMIU MISTERIOSAMENTE EM 1995.http://www.terra.com.br/istoe/1704/brasil/1704_elo_perdido_capa.htm

* Verônica Serra, filha de José Serra também é sócia da IRR – International Real Returns, empresa de investimentos com capital de US$ 600 milhões, criada em 1988, que teria obtido altos lucros no mercado brasileiro no período em que o pai, foi Ministro do Planejamento (literalmente, informações de pai para filha?).Vinculada à IRR, existiu outra empresa, a DECIDIR.COM, com sede em Miami, que foi criada em Maio de 2000 e extinta em Maio de 2002, que tinha como sócios a filha de Serra, Verônica, com sua xará Verônica Dantas Rodemburg, irmã de Daniel Dantas.

O site do PHA já fazia essas acusações bem antes disso, basta procurar.

Ou seja, uma leitora de blog do “oficialismo” sabe mais sobre notícias do que o maior dos colunistas da grende Imprensa? Ou é má-fé por completo ou é incompetência pela metade.

Aí, basta algum leitor de blog bem informado postar isso em um comentário em seu blog que ele conclui que se trata de vazamento do dossiê.

Das duas uma: ou estão tentando, desde já, desmoralizar essas denúnicas, ou foram realmente pegos em sua completa ignorância alimentada por eles próprios!

Viva o Brasil!

Viva o Brasil!

Anúncios

junho 2, 2010 - Posted by | Jornalismo, Política | , , , , , ,

10 Comentários »

  1. Vc chama isso aqui de blog ?
    Tá de brincadeira….

    Comentário por Reginaldo Gadelha | junho 3, 2010 | Resposta

  2. Ainda essa semana na UFPA encontrei um bando fazendo campanha para que uma professora doutora pela França fosse eleita para um cargo, porquanto, se eleita, não ministraria mais aula. Ao indigar por que faziam isso, esses disseram que o bom é ter professor o mais imprestável possível. E de uma imbecilidade desta o que mais nasce é gente que acha petista os mais honestos da face da terra.

    Comentário por Anonimo | junho 3, 2010 | Resposta

    • Os petistas não são os mais honestos da face da terra.

      Mas são os mais honestos da face predominante do cenário político brasileiro, com certeza.

      Veja o porquê:

      https://blogdacoroa.wordpress.com/2010/05/15/veja-como-sera-a-educacao-com-serra-na-presidencia/

      Como vc é fã do Reinaldo Azevedo, que curte relativizar as ditaduras pelo número de mortos, vamos relativizar a honestidade dos partidos pelo número de seus cassados.

      Aliás, vc ficou espantado com esse ranking, né? Pois é, o serviço de desinformação dos seus líderes provou ser funcional!

      Ou seja, você também acha que o bom é o seu blogueiro líder ser o mais imprestável possível! E para isso você sequer precisou se juntar a um “bando” e fazer campanha!

      Comentário por Hermes | junho 3, 2010 | Resposta

    • Todo ladrão é desconfiado e acha que todas as pessoas do mundo também são ladrões. Esta era a máxima do neoliberalismo tucano que inclusive turbinou o crime organizado como nunca antes neste país: – Tudo se resume a grana, Mano. Todo mundo só pensa em ganhar grana, seja como for! Quem não sabe disso ou finge que não sabe ou é otário. Pobres diabos.

      Comentário por Tomás | junho 9, 2010 | Resposta

  3. Tisc..tisc…tisc….Com certeza as pessoas que lambem as botas do PT, ou são muito desinformadas, cúmplices ou recebem dinheiro público para falar bem dessa máfia comunista que se apoderou do país. Não estou nem aí com quem vai ganhar a eleição, temos que escolher entre um soco na boca ou no estômago, mas em corruptos da estrela vermelha, eu não voto.

    Comentário por Ex-petista | junho 3, 2010 | Resposta

    • Vou repetir outra resposta que dei a um colga seu mais cedo hoje:

      Os petistas não são os mais honestos da face da terra.

      Mas são os mais honestos da face predominante do cenário político brasileiro, com certeza.

      Veja o porquê:

      https://blogdacoroa.wordpress.com/2010/05/15/veja-como-sera-a-educacao-com-serra-na-presidencia/

      Como vc é fã do Reinaldo Azevedo, que curte relativizar as ditaduras pelo número de mortos, vamos relativizar a honestidade dos partidos pelo número de seus cassados.

      Aliás, vc ficou espantado com esse ranking, né? Pois é, o serviço de desinformação dos seus líderes provou ser funcional!

      Comentário por Hermes | junho 3, 2010 | Resposta

      • Gostei do filminho e não sou fã do referido repórter nem do candidato que errou na conta (acho que vc não entendeu), apenas tenho pensamento próprio. Não fiquei espantado com nada do exposto, só me espanta o fato de o PT não encabeçar esta sua suposta lista pelo simples fato de um “companhero” acobertar a falcatrua do outro se escondendo atrás de clichês, como o seu, de que o partido é honesto.
        É evidente que os petistas são anti-americanos, como vc me explica que a maioria deles passam férias nos EUA visitando a Dysneilândia e não vão passear em Cuba, Coréia do Norte, Albânia, Irã, Venezuela, entre outros???

        Comentário por Ex-petista | junho 3, 2010

      • E quem disse que o PT é um partido honesto?

        O PT é o partido mais honesto dos grandes. Isso não quer dizer honesto. É uma comparação, não uma afirmação direta.

        Sobre o antiamericanismo, você errou ao estender o micro para o todo. As pessoas são contra características, não contra todo o conceito. Eu louvo os americanos por várias coisas, mas os reprovo por várias outras, assim como o faço em relação ao Lula e até em relaçao a mim mesmo.

        Aliás, só para ficar claro, eu não sou petista. Sou Lulista. Usei a matéria com o ranking somente para mostrar que a temos uma visão míope das coisas pois a imprensa fomenta isso. Ou você viu essa notícia desse levantamento na capa de algum jornal? Ou reproduzido em todos os veículos que vc acompanha?

        Se vc analisar nosso blog a fundo verá que não temos como meta o domínio completo do poder pela esquerda. Só tentamos apresentar o outro lado que a imprensa não dá ênfase. Ela mostra, mas na décima terceira página com uma chamada distorcida.

        Nossa intenção não é desmoralizar a imprensa. Acho que a imprensa precisa ser totalmente livre. Mas a liberdade dela passa pela liberdade de outras pessoas poderem mostrar suas inconsistências, e do cotejo entre o q ambos os lados mostram, as pessoas chegarão às suas próprias conclusões, sem correrem o risco de serem enganadas pela desinformação.

        Comentário por Hermes | junho 3, 2010

  4. […] Dentro de sua análise bem peculiar sobre o resultado do PIB sino-brasileiro do primeiro trimestre de 2010, ele teve a cara de pau de criticar a queda no investimento agregado, em mais um exercício de desinformação, estratégia que denunciei AQUI. […]

    Pingback por Economia básica para aviceados « Blog da Coroa | junho 9, 2010 | Resposta

  5. […] Bom, a imprensa foi, por muito tempo, dona desse capacete. Com ele, tornava invisíveis certas notícias, de forma que parecia que sequer haviam ocorrido de fato. (denunciei isso aqui: https://blogdacoroa.wordpress.com/2010/06/02/desinformacao-e-a-chave/) […]

    Pingback por Campanha – Stanley Burburinho para DG da PF « Blog da Coroa | junho 14, 2010 | Resposta


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: