Blog da Coroa

O outro lado do Cara!

Política externa

Sarkozy telefona para Lula e incentiva Brasil a tentar levar Teerã ao diálogo

Confiante, Lula recebe apoio russo para mediar crise nuclear durante visita ao Irã

Visita de Lula pode ser última chance de Irã evitar sanções, dizem EUA

Essas notícias dão a dimensão da importância cada vez maior do Brasil no cenário internacional. Por muito tempo, o país teve uma postura de submissão completa aos interesses americanos: “O que é bom para os Estados Unidos é bom para o Brasil”, como disse um ex-ministro das Relações Exteriores Juracy Magalhães.
Mesmo assim, as críticas da opisição à política externa brasileira continuam, amplamente reverberadas pelo PIG. Durante cerimônia de formação de novos diplomatas, Lula ironizou:: “O Brasil começou a ficar muito importante. E quando o país começa a ficar importante, começa a gerar ciúme e nós começamos a arrumar inimigos. Aqueles que não foram capazes de fazer o que você está fazendo vão começar a ser contra. Até porque, durante muito tempo, fomos induzidos a ter complexo de vira-lata. O importante era não ser ninguém. Ser alguém era privilégio de outros e não nosso.”
É necessário também reconhecer a importância ao trabalho do chanceler Celso Amorim. Sua atuação tem sido fundamental, a ponto de ter sido considerado em outubro de 2009, pela revista Foreign Policy, como o melhor chanceler do mundo.

Resta aos partidos de oposição, com a incansável ajuda do PIG, tentar descontruir o respeito da atual política externa brasileira. Trabalho difícil, ainda mais pela qualidade intelectual dos seus membros.
Anúncios

maio 14, 2010 - Posted by | Sem categoria | , , , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: