Blog da Coroa

O outro lado do Cara!

Governo Lula amplia acesso ao ensino superior com expansão de campi, criação de vagas e de mais 13 universidades federais.

A expansão da Rede Federal de Educação Superior teve início em 2003 com a interiorização dos campi das universidades federais. Com isso, o número de municípios atendidos pelas universidades passou de 114 em 2003 para 236 em 2010. Desde o início da expansão foram criadas 13 novas universidades e mais de 100 novos campi que possibilitaram a ampliação de vagas e a criação de novos cursos de graduação.
Considerando 2007 como ano referencial, quando o número de vagas em cursos presenciais de graduação totalizava 132.451, os projetos institucionais pactuaram um aumento para 146.762, o que representa acréscimo de 11%. No entanto, essa meta foi superada e em 2008 as universidades federais ofertaram um total de 147.277 vagas, o que equivale a um aumento de 14.826 novas vagas.

A criação de universidades federais pelo governo Lula ganhou repercussão internacional. O jornal francês Le Monde publicou duas reportagens em sua edição do dia 16 de outubro de 2009. A publicação elogia as atitudes de Lula, que criou 12 universidades federais em seu mandato, com o objetivo de ampliar o acesso e a inclusão das classes sociais tradicionalmente excluídas. Para conferir a publicação do Le Monde acesse http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=14487

Fonte: Site do MEC.

Anúncios

abril 3, 2010 - Posted by | Sem categoria | , , , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: